O cadeado ou SSL como geralmente é conhecido o certificado digital SSL (sigla para Secure Socket Layer), é um protocolo de segurança padrão na internet.
Ele é utilizado em situações que promovem a troca de informações entre dois usuários da rede, o que é comum em ações corriqueiras como, preenchimento de formulários de contato, cadastros, compras em lojas virtuais e etc.
Ao utilizar esse recurso em seu domínio, os dados trocados à partir dele são criptografados e trafegam pela web codificados, evitando que uma pessoa possa interceptá-los e utilizá-los de forma indevida.
Se você não efetua vendas online, na prática, a não utilização do SSL não afeta a usabilidade do seu site e nem impede que alguém realize uma ação dentro dele. Como também não significa que seu site não esteja em uma plataforma segura.
O SSL trata-se de uma segurança complementar aos domínios que possuem site ou blog que não vendem online. Obviamente, para os sites de venda online o uso do certificado é obrigatório.
Outro ponto importantíssimo, é que o uso do Certificado SSL contribui para melhorar seu posicionamento no Google.
Através desse recurso, os navegadores podem exibir para os usuários sinais visuais bem claros durante a navegação em uma página da web.
Eles podem ser identificados através do famoso cadeado localizado na barra de endereços, através do S (de seguro) do HTTPS (protocolo de troca de informação de dados na internet. Sem o S, sem criptografia de dados)
Há ainda navegadores que escrevem SEGURO na barra de endereço ou pintam o cadeado de verde.
O certificado SSL nunca esteve com tanta evidência e nunca foi tão exigido pelos usuários da web.
Cedo ou tarde, você terá que saber o que é Certificado SSL e fazer esta instalação para manter a credibilidade do seu domínio.
Sabendo disso, por que não sair na frente de alguns concorrentes desavisados?!
Você está pensando que não é necessário saber o que é Certificado SSL, nem muito menos adquirir um para o seu domínio se seu site não é e-commerce ou se possui apenas um blog?
Para eliminar qualquer objeção, listamos 5 motivos para o seu domínio ter o Certificado SSL.
1. Fundamental e com baixo custo
O SSL é o serviço mais básico e barato de segurança.
Sendo algo de muito valor, simples de contratar e com investimentos muito acessíveis; seu uso evitará que sua credibilidade se perca perante o consumidor.
Quanto vale a reputação de uma marca na web?
2. O Google recomenda
O Google entende ser corresponsável pelo que acontece com os internautas que acessam as páginas que ela indica. Desta forma, tem políticas claras no que se refere a segurança.
Ela entende que, quanto mais crescem as transações digitais, mais aumentam os cibercrimes e como forma de incentivar o uso da criptografia na web, favorece quem usa o Certificado SSL no seu ranking de buscas.
Sites que possuam conteúdos similares, onde um deles é criptografado e o outro não, a primeira opção aparecerá com prioridade nos resultados das buscas.
Para não desperdiçar todo o trabalho de otimização SEO do seu site, invista em um Certificado SSL!
3. Aumenta a relação de confiança e ajuda a criar credibilidade online
E, falando em experiência do usuário…
Existem três fatores que influenciam muito a permanência das pessoas em uma página: Segurança, Tempo de carregamento e Conteúdo interessante (marketing de conteúdo).
Sim, sabemos que na prática, alguns domínios não trafegam dados sensíveis e desta forma não oferecem informações para os cibercrimes poderem ser cometidos. Porém, já pensou que o Cliente pode se sentir inseguro e não prosseguir com a navegação ao notar a classificação de “não seguro” ao acessar seu endereço?
Você também estará ajudando a promover a navegação segura e garantindo a sua credibilidade online.
4. Dados do Google Analytics mais apurados
Sites que funcionam em domínios que não usam https perdem dados sobre o tráfego que recebem.
Se um site que utiliza navegação segura e usa um link de referência para um site não seguro, as ferramentas de análise (como o Google Analytics) irão mostrá-lo como um acesso direto.
Felizmente, o contrário não é verdade. Se você tem um site que utiliza certificado SSL, você será capaz de ver esses dados de referência, não importando se os visitantes vêm de um site seguro ou não.
5. Oferecer opção de pagamento com cartão de crédito e usar APIs
Para quem pensa em ter um negócio com pagamento online, o Certificado SSL é recurso indispensável para oferecer mais opções de pagamento aos seus clientes.
E não é só isso! Algumas APIs estão disponíveis somente para domínios que possuem o Certificado SSL.
As APIs são recursos que podem ser instalados no seu site para atrair a atenção, direcionar o público e até melhorar o posicionamento do site nas ferramentas de busca.
Um exemplo é a geolocalização muito útil para imobiliárias e corretores de imóveis.
Como obter um certificado SSL e instalar no meu site ou blog?
Você pode adquirir o seu certificado através de qualquer certificadora disponível no mercado. Empresas conhecidas, como Locaweb e GoDaddy, o comercializam.
Depois do Certificado SSL ser gerado você deve enviá-lo para a sua hospedagem fazer a instalação no seu site ou blog.
Importante saber!
Normalmente estes certificados tem validade de 3 meses à 1 ano e precisam ser renovados com antecedência à sua expiração.
Observe com atenção a validade do seu certificado ssl e não esqueça de controlar com atenção o período no qual você precisará refazer todo o procedimento de geração para emissão de um novo certificado junto à certificadora de emissão.
Se a sua Empresa utiliza o SITE MIDAS RESPONSIVO, você pode contratar diretamente do seu Painel de Gerenciamento o SERVIÇO DE CERTIFICAÇÃO SSL oferecido pela InfoIdeias.