Dicas para se destacar nas mídias digitais

O marketing de conteúdo é uma das principais estratégias e tendências para empresas de diversos segmentos. Você já pensou em usá-lo em sua imobiliária? Confira algumas dicas para potencializar suas mídias digitais:

Comunicação visual:
A produção de conteúdo para divulgação de serviços e produtos por meio das mídias online ou impressas, requer texto claro e direto, e uma imagem que se comunique diretamente com o seu público alvo. O Design é uma poderosa estratégia de marketing que agrega valor e credibilidade a sua marca.

Conteúdos responsivos:
Hoje em dia, como a maioria (esmagadora) dos acessos a redes sociais (e navegação aleatória também) é feito por meio dos dispositivos móveis, é imprescindível desenvolver conteúdos que sejam responsivos. É necessário também, levar em consideração os formatos específicos de cada rede social.

Horário de publicação: as redes sociais são usadas por todo tipo de público. Entretanto, dependendo da idade e do interesse, existem certos horários e dias da semana que o número de acessos é maior em uma determinada rede social. O facebook por exemplo, costuma ser acessado pela manhã, já que o app envia notificações de eventos e aniversários. Ultimamente tem sido mais usado pelo público mais adulto. Já os “youtubers” por exemplo, perceberam que postando vídeos entre 11h e 12h, tem um acréscimo significativo de visualizações e curtidas, de segunda a sábado e no domingo isso vale para o dia todo. O ideal é saber com que público você está querendo se conectar. Aquelas pessoas que estão voltando do trabalho por exemplo, vem acompanhando as redes sociais e o instagram tem o maior número de acessos entre 19h e 21h.

Por meio de conceitos como o funil de vendas, o marketing de conteúdo se torna uma estratégia certeira de aquisição e retenção de clientes. Veja a seguir como esse funil funciona:

Atração: o topo do funil é a etapa de atração, na qual os visitantes chegam ao seu site ou blog buscando informações iniciais a respeito de imóveis. Pode ser que ele queira saber um pouco mais sobre as possibilidades de financiamento, se é melhor comprar um imóvel pronto ou construir do 0, se vale mais a pena investir em casa ou apartamento e assim por diante. O que importa é produzir conteúdo que seja relevante, tire as dúvidas da pessoa e a ajude a seguir em frente com seu interesse — tudo isso, claro, direcionando para o tipo de imóvel com o qual você trabalha.

Nutrição: Depois de saciar sua sede inicial por informações básicas, o visitante chega ao meio do funil, quando passa a consumir materiais mais profundos, como e-books. Esse tipo de material vai ajudá-lo a definir de vez qual é o melhor investimento para si a partir das informações que consumiu no topo do funil. Esse é o melhor ponto para gerar leads, já que os visitantes têm que fornecer dados importantes para o seu processo comercial em troca dos materiais.

Fechamento: O fundo do funil, quando a pessoa já definiu o que quer e só busca o melhor profissional/empresa para ajudá-lo, é hora de convencê-lo de vez a fim de fechar negócio. E, novamente, o conteúdo é fundamental. Estudos de caso, depoimentos de outros clientes, transmissões de vídeo ao vivo específicas para leads avançados e convites para eventos são algumas das melhores opções. O melhor desse tipo de conteúdo é que ele leva até o contato direto com os leads e permite que você ou algum colaborador finalizem a venda.

Formas de encaixar conteúdo na sua estratégia de marketing:
Você provavelmente já tem uma estratégia bem definida de marketing, na qual há elementos que funcionam muito bem e outros, nem tanto. É natural que você não queira abandonar imediatamente tudo que tem feito até agora, e nem recomendamos que faça isso. É melhor integrar o conteúdo às que já fazem parte do seu repertório e fazer uma transição suave para manter só o que funciona melhor.

Visibilidade: Quando sua imobiliária produz conteúdo de qualidade de forma constante, terá maior visibilidade entre os possíveis clientes. Como já visto, o marketing de conteúdo atrai o interesse das pessoas muito antes de estarem realmente decididas a comprar. Isso significa que você tem tempo suficiente para construir um relacionamento favorável com essas pessoas e acompanhá-las durante toda a jornada de compra. Isso significa uma exposição contínua para seus leitores diretos e a chance de ganhar ainda mais espaço por meio do famoso boca a boca.

Autoridade no mercado: A partir do momento em que as pessoas começam a acompanhar seu conteúdo e a compartilhá-lo com outros, pode ter certeza que a sua imobiliária já está sendo vista como autoridade no mercado. Até mesmo concorrentes e possíveis parceiros passam a enxergar de forma diferente as empresas que têm o respeito dos clientes. Esse reconhecimento resulta em maior poder de barganha e chances ativas de converter leads em clientes.

Geração de leads: A geração de leads é um dos passos mais importantes para criar oportunidades reais de venda e aumentar as taxas de conversão no ramo imobiliário. Como você já viu, o método sobre o qual o marketing de conteúdo se baseia facilita muito não só a geração, mas também a nutrição e o fechamento de leads em clientes. Percebe como o conteúdo tem uma função em cada etapa do funil de vendas e não exclui as estratégias de marketing que você já usa?