Como fazer uma mudança organizada?

Fazer uma mudança não é nada fácil, é uma tarefa que exige muita paciência e organização. O trabalho começa antes mesmo do dia de levar tudo para o novo imóvel e esse processo que antecede a mudança em si é fundamental para que tudo ocorra da melhor forma possível. Aproveite este momento, para separar aquilo que não tem mais utilidade para você, que não cabe mais ou que não terá um reaproveitamento no imóvel novo.

É importante estabelecer um cronograma de tarefas e cumpri-lo para não perder o prazo e acabar tendo um gasto ainda maior. Todos os detalhes podem fazer a diferença. Confira as dicas de como fazer uma mudança de forma organizada:

Um fator importante que deve ser considerado é a antecedência da organização. Ter um prazo maior para poder fazer com que a organização seja bem-feita, além de facilitar o processo, diminui também o risco de não acabar esquecendo nada. Empacotar tudo com antecedência, tente conseguir uma boa quantidade de caixas para dar início ao processo.

O planejamento é importante, mas cumprir os prazos também deve ser levado em consideração, seja para entregar o apartamento antigo ou por motivos de trabalho. Uma dica valiosa é agendar e controlar os fornecedores, não se esqueça que imprevistos podem acontecer, é uma possibilidade algum fornecedor descumprir com o prazo combinado.

Como embalar de forma correta:

– Identifique as caixas com etiquetas e escreva o que tem dentro de cada uma delas;
– Embale louças com jornal para evitar o atrito entre elas e não deixar que elas se quebrem;
– Objetos frágeis devem ser envolvidos em papel bolha ou até mesmo em toalhas;
– Preencha os espaços vazios para evitar que os objetos fiquem batendo dentro da caixa;
– Embale os eletrônicos, já que eles podem quebrar, danificar ou sofrer arranhões;
– Não sobrecarregue as caixas com muito peso para que elas não se abram durante a mudança;
– Ao finalizar a caixa, lacre bem com fita adesiva não apenas a parte de cima. Reforce também as laterais e a parte de baixo;
– Malas são bem-vindas para o transporte de roupas;

Confira algumas dicas para facilitar sua organização na hora da mudança:

Desapego: aproveite o momento de empacotar os itens de toda a casa para separar aquilo que não está sendo usado e/ou não terá um aproveitamento no espaço novo.

Nas caixas: o melhor critério de organização dos itens é por ambiente para que você possa ter um maior controle na hora de embalar e desempacotar. Uma boa sugestão seria numerar os ambientes e as caixas, saberá exatamente o que tem nas caixas. É bem mais simples do que tentar descrever os objetos na caixa, certo? Se sobrar um espacinho complete com travesseiros e almofadas. Dê preferência para caixa menores elas ficam menos pesadas e são mais fáceis de transportar.

Cuidados: a primeira atenção seria separar os objetos por ambiente e depois por itens. Não misture objetos mais delicados que podem quebrar com facilidade. Caso não tenha contratado uma transportadora e você mesmo vá embalar os itens, é preciso atenção. Utilize jornal ou plástico bolha para envolver os objetos mais sensíveis como os de vidro. Não deixe espaços sobrando nas caixas para que os objetos não fiquem balançando, complete com jornais para evitar o atrito.

Objetos de valor: se você tem algum objeto de valor tenha cuidado redobrado, reúna seus documentos e coloque em uma pasta, leve-os em uma pasta ou bolsa. Jamais deixe essa responsabilidade para outra pessoa. Itens como joias, documentos e objetos de valor sentimental tem que ser levados com você.

Kit de sobrevivência: Como a maioria de seus objetos, roupas e itens da casa estarão empacotados por um tempo até que a mudança seja concluída e tudo organizado no novo imóvel, ter em mãos um kit de sobrevivência pode facilitar a vida nos dias de transtorno com a mudança. Se puder faça uma mala com itens pessoais para cada morador, como algumas roupas, itens de higiene pessoal e carregadores de celular.

Informações na mão: Ter tudo anotado pode fazer com que você tenha controle de todo o processo de mudança. Tenha um caderninho com anotações referentes a mudança e prestadores de serviço para ter tudo sob controle. Além disso, se não é você que vai receber a mudança no novo imóvel, tenha ainda uma lista com a identificação das caixas e o que tem dentro delas. Só assim quem não participou do empacotamento pode controlar a entrega das caixas.