O que considerar na hora de avaliar o desempenho dos corretores?

Os relatórios de desempenho são importantíssimos em todas as áreas e no mercado imobiliário não é diferente. É por meio deles que os gerentes e os superiores ficam cientes dos pontos fracos e fortes das suas equipes, podendo definir formas de melhorar a produtividade.

 Mas, o que devo analisar na hora de avaliar o desempenho de corretores?

 

1) Analise as captações

É muito importante que você saiba quantas captações de novos imóveis a sua equipe está realizando, pois a empresa precisa ter um estoque que atenda bem aos seus clientes.

Acompanhe também a qualidade dessas opções, ou seja, o tipo. Uma captação de um imóvel com autorização de exclusividade é bem melhor para empresa e para o corretor do que um laudo sem autorização, certo?

A quantidade de placas que os corretores colocam também são importantes, pois mesmo na era da internet, as placas ainda trazem bons resultados e divulgam a empresa.

 

 2)  Analise a quantidade de clientes recebidos e perdidos

A empresa precisa verificar quantos clientes estão sendo atendidos pela sua equipe de corretores.

Além disso, é importante saber a origem (site, portais, ligação…) desses cliente, pois assim é possível saber quais são os tipos de mídias que mais estão atraindo leads.

Mas não basta apenas saber quantos clientes o corretor recebeu, também é necessário ficar de olho na quantidade que ele perdeu em repiques. Se ele perde mais do que recebe, pode significar que não está conseguindo realizar um bom atendimento ao cliente e talvez seja necessária uma intervenção de seu gerente para verificar o que está acontecendo e auxiliá-lo.

 

3)     Analise a quantidade de clientes visitadores

Para um bom acompanhamento de desempenho é necessário analisar a porcentagem de clientes visitadores que o seu corretor possui, porque assim como no repique, não ter um bom número pode significar dificuldades no atendimento.

 

4)     Analise a quantidade de negócios fechados

Não adianta captar imóveis, atender bem os clientes, realizar visitas e não fechar negócio.

É extremamente importante que sejam analisados os números de negócios fechados.

Se o corretor tem bons números em todo o resto, mas não está conseguindo receber propostas e nem concluir as transações, talvez as opções da empresa não estejam atrativas aos clientes, talvez ele não esteja sabendo como desenvolver o fechamento da compra/locação, talvez os anúncios não estejam claros…

Nesses casos, há diversos fatores que podem influenciar e cabe ao gerente passar um pente fino para verificar o que está atrapalhando o fechamento de negócios e tentar solucionar o problema o quanto antes.

Um bom acompanhamento de equipe está ligado diretamente a bons resultados e deve ser feito constantemente, para que nada passe despercebido. Existem ferramentas no mercado que podem auxiliar todo o processo de acompanhamento, facilitando e dando rapidez.