Imobiliária 4.0

Tendências para o segmento imobiliário

Participamos recentemente da feira do Conecta em são Paulo, (evento sobre novas tendências para mercado imobiliário) e podemos constatar diversas novidades que indicam a forma de atuação das imobiliárias em um mercado digital.

As principais tendências para a digitalização das imobiliárias são as seguintes:

– Disponibilização aos clientes de visitas virtuais aos imóveis o que dá mais conforto a proprietários e clientes e faze com que as visitas reais sejam em menor quantidade e mais assertivas.
– Utilização da tecnologia de Chatbot que é uma plataforma baseada em assistentes virtuais e inteligência artificial, para auxiliar o cliente na busca de imóveis.

o Chatbot também objetiva qualificar os leads antes de passar para o MQL(assunto a seguir) ou corretor.

O Chatbor irá disponibilizar atendimento 24 hrs por dia, 7 dias por semana, aos clientes que visitarem o site da imobiliária.

– Permitir aos clientes que solicitem realizar visitas reais aos imóveis independente da interferência humana.

Além das mudanças baseadas em tecnologias digitais, foram fortemente focados mudanças na forma de atuação da imobiliária no atendimento aos seu leads.
A primeira  tendência, é o gerenciamento dos leads recebidos através de um funil de vendas que permite a imobiliária acompanhar todas as etapas do atendimento desde o primeiro contato até a faz de fechamento do negócio.

Foi bastante demonstrado que a a diferença de performance da receita que ocorre entre uma imobiliária que administra seus leads através do funil de vendas e a que não administra através dessa técnica, é significativo.

Outra estratégia que foi mencionada, e detectada como forte tendência é a utilização do que está se denominando de MQL (Marketing Qualificando Leads).

MQL é uma nova função nas imobiliárias e que vai realizar o primeiro contato com novos leads recebidos. Este profissional que, preferencialmente ficará fora da área comercial, deve possuir características como bom relacionamento interpessoal e organização, pois ficará responsável por realizar um breve apresentação da imobiliária e em seguida captar  dados complementares do cliente como e-mail e telefones, além de compreender qual o desejo do cliente, traçando o seu perfil, e identificando o real potencial do lead.

Caso o lead já possua um imóvel que lhe chamou a atenção, após esta etapa o lead poderá ser encaminhado ao corretor mais indicado para dar prosseguimento ao atendimento.

Caso o cliente não tenha chegado com um imóvel, o MQL, após determinado o perfil,deverá encaminhar ao lead sugestão de imóveis através de e-mail ou whatsapp.

O ideal dentro deste procedimento é que a imobiliária disponibilize ao lead visitas virtuais aos imóveis.

Após realizadas as visitas virtuais ou através de fotos o cliente ter conhecido informações sobre os imóveis disponíveis, e o MQL identificados os imóveis para os quais devam ser realizadas as visitas reais , encaminhará o lead ao corretor mais indicado para realizar as visitas e o fechamento do negócio.

Resumindo o corretor só deve ser acionado já na fase de visitação dos imóveis e fechamento, ou seja se concentrando naquilo que faz de melhor.
A utilização deste conceito do uso de MQL (pré-vendas) já está sendo utilizado em diversos outros segmentos da economia.

Empresas lideres mundiais como Google, Amazon, Microsoft e IBM já utilizam esse conceito.
Em suma são essas as tendências de modernização e inserção da tecnologia para esse mercado e esperamos que todas as imobiliárias procurem se manter informadas sobre essas novidades.

Devemos, por fim, ressaltar que o MIdasMais disponibiliza aos seus usuários todas as funcionalidades necessárias para a aplicação das novas tendências.