As atividades imobiliárias exigem dedicação e gestão adequada e pode ser que não sejam contempladas corretamente em algum momento. Independente do tamanho e da experiência no mercado, administrar uma imobiliária precisa considerar as demandas e os processos com cuidado a fim de alcançar os resultados esperados, por meio do planejamento estratégico. E não basta somente cuidar das ações internas da imobiliária, mas também é preciso observar as mudanças e tendências do setor. São, de fato, muitas demandas que devem ser apreciadas e implementadas, ainda que haja dificuldades na gestão por conta da alta demanda.
Sendo assim, mesmo com os problemas que ocorrem diariamente, nas mais diversas complexidades, não cabe ignorá-los sob qualquer tipo de alegação, pois os recursos demandados serão melhor investidos na busca da solução, inclusive o tempo do funcionário melhor usado.
Desenvolvemos esse blog para ajudar a evitar alguns erros que podem prejudicar seu negócio, são diversos problemas que exigem cuidado e planejamento. Ainda que seu tempo de mercado seja longo, é importante considerar alguns passos e revisar os que estão sendo executados na sua imobiliária, acertando o seu escopo de ações estratégicas.
Quer descobrir passos certeiros para o seu negócio? Confira:
- Não deixe de investir nas pessoas!
A parte mais importante do negócio imobiliário é a que contempla as pessoas, tanto os clientes como os colaboradores. Tenha cuidado na hora de contratar sua equipe, forneça treinamento adequado e não se esqueça de motivá-la!
Ao contratar, busque pessoas com as características necessárias à função que ela vai desempenhar, avalie a personalidade, a formação de cada candidato e a experiência relacionada ao cargo. Verifique se costumam investir em aperfeiçoamento com frequência, o comportamento em equipe, a capacidade de comunicação, independente do que cada um vai executar: eles devem ser capazes de trabalhar juntos e manter um ambiente agradável e colaborativo.
Um erro comum nas empresas é negligenciar treinamentos que capacitem e motivem a sua equipe a trabalhar com o melhor delas. É importante que esse investimento seja pensando na melhor forma de tratar as demandas e os clientes, principalmente. Investir em treinamento e motivação de equipes é fundamental para se alcançar sucesso nos resultados que se espera!
- Outro problema é a falta de organização nos processos internos
É fundamental agilizar os processos burocráticos, repetitivos e que demandam tempo dos corretores com a implementação de um sistema de gestão imobiliária (CRM) a fim de estabelecer fluxos de trabalhos mais objetivos e claros e treinar a equipe para seguir os procedimentos estabelecidos. Com o sistema, é possível ter uma visão mais detalhada de cada setor, como está a situação do cliente no funil de oportunidades, auxiliando nas próximas ações estratégicas e muito mais! Caso você queira conhecer o Sistema Midas de CRM, teremos o prazer de apresentá-lo!
- As deficiências no atendimento ao cliente
Esse é um caso que pode ser resolvido pelo treinamento para a equipe de atendimento, investir no incentivo à empatia e resolução rápida de problemas, também utilizar o sistema de CRM para acompanhar e melhorar a interação dos clientes.
- Se há ausência de estratégias de marketing eficazes, reveja isso e implemente-as!
Desenvolva um plano de marketing abrangente, incluindo a presença online sólida, o uso das redes sociais como o Instagram, por exemplo. Não se esqueça de um bom site, feito sob medida das necessidades do seu negócio. Invista em publicidade direcionada e parcerias com outras empresas locais, caso seja possível.
- Negligência na análise de mercado, como começar a tratar:
Realize pesquisas regulares sobre o mercado imobiliário local, monitore tendências, analise dados de venda e aluguel, ajuste as estratégias de precificação e aquisição de imóveis de acordo com suas características.
- Má gestão das finanças e da contabilidade
Há regras básicas para se gerenciar as finanças que não deveriam ser negligenciadas, são elas:
1ª – Jamais misture as contas de Pessoa Física com a Pessoa Jurídica
2ª – Tenha seus Centros de Custos separados
3ª – Defina os Planos de Contas
4ª – Fique atento às Receitas e Despesas Transitórias
5ª – Tenha uma DRE (Demonstração do Resultado do Exercício)
Invista na contratação ou terceirização de um profissional de contabilidade especializado em imobiliárias para manter os registros financeiros precisos, implementando uma gestão financeira adequada e o acompanhamento dos fluxos de caixa.
Cada solução depende das necessidades específicas da sua imobiliária, mas essas diretrizes podem ajudar a superar esses desafios tão comuns no dia a dia da empresa.
Para saber das nossas soluções tecnológicas, entre em contato com nossos colaboradores! Podemos te ajudar com o Sistema de CRM MIDAS, Site e muito mais!