Muito se fala em funil de vendas, alguns sistemas de gestão para o mercado imobiliário contém a funcionalidade que é pouco utilizada já que a maioria das pessoas não entende de forma correta seu objetivo e e os benefícios que serão obtidos a partir de sua utilização.
Vamos analisar o funil de vendas tratando especificamente o mercado imobiliário, primeiro devemos estabelecer as etapas.
O Midas as divide da seguinte maneira.
As etapas devem ser consideradas como realizadas sem que o corretor seja obrigado a informar que as realizou, ou seja o seu sistema de gestão deve de forma automática ir atualizado o funil na medida em que o corretor faça uso das funcionalidades a ele inerentes no dia a dia.
Isto posto a primeira vantagem que podemos considerar e que estabelecendo as etapas e obtivemos por conseguinte um padrão de atendimento ao cliente, e desta forma ficará mais fácil acompanhar as atividades dos corretores.
Convém observar que não servem para nada estatísticas maravilhosas, caso a equipe de gestão não disponha de tempo e determinação para analisa-las e tomar as medidas de gestão necessárias para corrigir os indicadores que estejam fora das expectativas. Caso sua empresa esteja começando a utilizar o filtro, considere os indicadores alcançados pelos campeões como a melhor expectativa de performance.
Como exemplo de análise vejamos:
Caso o corretor A, campeão. de cada 100 clientes que recebe leve 30 % para realizarem visitas, o corretor B, que está abaixo da média da equipe, pode conseguir apenas 10 %.
Neste caso este indicador irá sinalizar para a equipe de gestão que esta incapacidade de converter uma lead em visitante, está impedindo que o corretor B atinja melhores resultados, o que pode ser obtido normalmente por treinamento especifico
Este exemplo também é válido se compararmos a quantidade de visitas realizadas pelos campeões e a média de visitas da equipe, comparadas aos que estão pouco acima ou abaixo da média, bem como propostas geradas em relação às visitas e em relação ao fechamento.
Estes indicadores permitirão a equipe de gestão obter melhor rendimento de sua equipe na medida em que poderá avaliar, corretor por corretor, como o processo de vendas se realiza.
O acompanhamento através do funil de vendas, também será muito útil na definição das verbas de publicidade.
Tomemos como exemplo uma empresa que investe mensalmente R$ 1.000,00 e gera mensalmente R$ 50.000,00 em receita de vendas.
Caso esta empresa deseja aumentar suas vendas para R$ 75.000,00 ela deverá aumentar seus investimentos em publicidade na mesma proporção, ou seja deverá investir R$ 1.500,00.
Caso esta mesma empresa estivesse fazendo uso do funil de vendas e dos indicadores por ele gerados, a empresa poderia atuar diretamente na performance individual de seus corretores e através de treinamento e outras ações, poderá obter o aumento de receita desejado, sem necessitar investir um valor adicional me publicidade.
Nossa equipe está a disposição para auxiliá-los na utilização do funil de vendas