São fatores essenciais como estudo, autoconfiança e dedicação que ajudam o profissional a vencer a vergonha para se destacar entre os demais. Uma boa dica de como se tornar um bom corretor de imóveis é começar um curso técnico em transações imobiliárias é obrigatório por lei para quem quer ser um corretor imobiliário.
Para se tornar um bom corretor, é preciso ignorar a vergonha. Para quem é muito tímido, isso pode parecer algo impossível, mas o estudo do assunto ajuda a deixar o trabalho acontecer com mais naturalidade. Obter bom conhecimento sobre documentação imobiliária e ter boas noções a respeito de projetos arquitetônicos deixam o profissional mais seguro para explicar e tirar as dúvidas do cliente. São informações adicionais que favorecem sua relação com o segmento e com o cliente.
Surpreenda o cliente, ter informações precisas sobre um imóvel não é um diferencial do corretor e sim uma obrigação, então fuja do óbvio, evite fazer as coisas da mesma maneira que todo mundo faz. Entenda as expectativas do cliente e ofereça soluções assertivas.
Para descobrir o melhor negócio para o cliente, o corretor de imóveis precisa conversar bastante com ele. Quanto mais se conversa com o potencial comprador, maiores são as chances de entender suas necessidades. Lidar com as contestações dos clientes faz parte do processo, mas o corretor não pode se acomodar e desistir do cliente no primeiro não. É importante identificar quais são as motivações dessas objeções e empenhar-se em convertê-las em negócios.
É de relevância manter a agenda atualizada e manter o contato com os clientes, assim como as datas em que compraram imóveis e seus aniversários, favorece a relação. Para um bom atendimento marque uma visita pessoalmente com o comprador ou locatário para que ele possa indicá-lo à família e amigos, pela experiência positiva que obteve com o profissional. Quando há recomendação, a confiança do cliente no corretor é maior.
Saber administrar bem o tempo é uma habilidade, por isso o corretor que domina esta técnica certamente terá uma ação mais eficiente. É importante potencializar o seu tempo para conhecer melhor a necessidade do cliente. Frequentar cursos, palestras e workshops sobre o mercado imobiliário, estudar o comportamento do consumidor, buscar por novas práticas são formas de te condicionar para um bom desempenho neste segmento.
Saiba adequar o seu discurso e o seu comportamento para cada situação, desta forma garantirá uma maior sintonia com o seu o cliente e, consequentemente, um melhor alinhamento de percepções.
É interessante fazer uma reflexão pessoal de seus comportamentos, saber se vestir de maneira adequada e bem apresentável é fundamental. Higiene pessoal também deve ser impecável na hora de encontrar o cliente. Para se tornar um bom corretor de imóveis seja atento quando utilizar o carro também deve estar sempre limpo para não causar uma impressão ruim. Se o cliente entrar no automóvel, não se deve ligar o rádio, pois a música atrapalha a conversa e desvia o raciocínio.
Ofereça para seus clientes ideias criativas, soluções e novas informações com regularidade, mesmo que não esteja em um processo de negociação. Isso agrega valor ao seu trabalho e torna sua relação mais espontânea com os clientes, pois eles saberão que o corretor não irá procurá-los apenas com o intuito da venda a qualquer custo.
Agora responda a seguinte pergunta: está preparado para ser um corretor de imóveis eficiente?
Dicas de como se tornar um bom corretor de imóveis